Compartilhe seu melhor momento turiscar!
A TURISCAR marcou mesmo a vida de muitos brasileiros. Muitas histórias de viagens e aventuras, vividas em um TURISCAR, são contadas há gerações. Este espaço é seu, conte aqui suas histórias e compartilhe com o mundo do campismo suas aventuras e momentos especiais. Envie seu texto, se possível com foto, para o formulário ao lado ou para e compartilhe as histórias da família TURISCAR. Leia abaixo algumas dessas histórias.
Eternamente na memoria
Meu nome é Paulo, moro em São Paulo e gracas a meu pai e à Turiscar tive uma infância única repleta de memorias incríveis, tivemos 3 trailers Turiscar. Começamos com um diamante em 1980 (tinha cinco anos), com ele viajamos para o Nordeste e conhecemos seis estados em 30 dias. Fizemos um upgrade para o modelo imperial em 1982, com ele viajamos para a região Sul; em 1984 outro upgrade, para o modelo Monterrey, e quando não viajávamos íamos todo fim de semana para Itu no Camping Carrion onde ficava estacionado o trailer. Este camping existe até hoje, porém agora com chalés. Muitas amizades foram feitas nesta época, sempre viajávamos em turma de trailers, enfim, mesmo muito pequeno jamais esquecerei desta época. Para minha surpresa a Turiscar foi reaberta e o sentimento voltou, em breve vou comprar o meu e reviver tudo desta vez com meu filho. Grande abraço e Parabéns pela decisão de reabrirem.
Paulo Rogerio Russo
Bora pro Camping
O meu nome é Ronald Ataulo e tenho por costume compartilhar nossas aventuras familiares com o Turiscar através do BLOG boraprocamping.blogspot.com.br
Nossa primeira e apaixonante experiência com a Turiscar foi em janeiro de 2014, quando adquirimos o primeiro trailer, um Brilhante Luxo 4,80 ano 1987. Depois de um ano, em janeiro de 2015, trocamos o Brilhante Luxo por um Diamante ano 1991.
Desde que adquirimos o primeiro trailer estamos conseguindo manter a meta de realizar pelo menos uma viagem por mês. Em julho de 2016 meus pais Helcio e Rute também adquiram um Brilhante Luxo ano 1994. Moramos na cidade de Santos-SP e participamos de um grupo de amigos em que a grande maioria dos participantes possui trailers, e a cada VQQ (vai quem quer) realizado é possível ver uma enormidade de equipamentos pelas estradas.
Deixamos registrado para todas as famílias, principalmente aquelas com crianças pequenas como a nossa, que o convívio familiar se torna cada vez mais intenso e apaixonante quando viajamos com a nossa casa a tiracolo.
É maravilhoso!!!
Ronald Ataulo, Sophia, Ana Beatriz e Juliano
Uma Vida Resgatada
Meu pai, Sr. CLAUDIO EBOLI MENDES, comprou nosso 1º trailer, um Eldorado 1970; viajamos muito com ele, e entre tantos acampamentos fomos de Volta Redonda no RJ até Salvador na BA. Depois meu pai comprou um Brilhante, 1977, mas devido à sua idade avançada o Brilhante ficou parado no camping de Ubatuba durante 15 anos e há 3 anos coloquei-o em um caminhão e o trouxe para Volta Redonda/RJ, onde tive o prazer de reformá-lo por inteiro, deixando praticamente original… o mais importante é que tenho muito orgulho em ter esse Brilhante rodando de novo e resgatar a memória de meu pai e a memória da TURISCAR, que fez parte de minha vida e hoje em dia faz parte da minha vida e de meu filho e fará nas próximas gerações… tenho só que agradecer por tudo de bom que a TURISCAR tem proporcionado a nossa família por esses anos todos…
Obrigado!
Rodrigo Humphreys Mendes
Turiscar Estradeiro
Faz 10 anos que vivenciamos nossa maneira preferida de viajar: via terrestre e levando a casa junto. Sim, em 2006, vendemos o apartamento da praia e compramos o nosso primeiro motorhome (motor-casa). Durante esse tempo, tivemos 9 equipamentos (veículos de recreação).
Não somos de ficar muito parados em um camping, gostamos de explorar os lugares que visitamos e o TURISCAR agora é nosso companheiro de aventuras, assim podemos fazer nossas explorações com um veículo que também é 4x4.
Foi amor à primeira vista. Conhecemos o TURISCAR em fevereiro de 2016, pouco antes do seu lançamento oficial em março, no Encontro de Santa Helena-PR. Logo decidimos colocar nosso motorhome à venda e em maio encomendamos o nosso TURISCAR. Como somos do Grupo dos Estradeiros do Paraná e adoramos pegar a estrada, nosso equipamento foi batizado com o nome TURISCAR ESTRADEIRO.
Toda a nossa trajetória, desde o primeiro VR até o último e o relato de diversas viagens pelo Brasil, Argentina, Chile e Peru, estão contadas em detalhes, com fotos no nosso blog www.turiscarestradeiro.com.br. Até a próxima aventura!
Francini e Luiz Luz, de Curitiba
O Sonhado Laranja
Quando criança, passava por Novo Hamburgo e logo na entrada encontrava uma fábrica de trailers laranja. Ficava me perguntando: como será por dentro? Como as pessoas dormem ali? E a imaginação rolava. Em 1992, fui acampar e encontrei vários trailers na cor laranja. Muito curioso, fui olhar e conhecer... então, começava a minha adoração por trailers Turiscar. Depois de muitos anos compramos o tão sonhado “LARANJA”, um magnífico “Brilhante Super Luxo – SL 220 1978” onde passamos as melhores férias, com todo conforto de um Turiscar. O tempo foi passando e a família aumentou, então começamos a pensar em trocar nosso “LARANJA” por outro, porém com mais espaço interno. Foi então, que em nossas idas e vindas de Garopaba, em um posto de combustível durante o abastecimento da caminhonete com o LARANJA engatado, o frentista olhou e disse: “trabalhei na Turiscar, já faz muito tempo, e vocês sabiam que a Santo Inácio comprou a marca Turiscar e vai fabricar eles novamente?”. Estas poucas palavras soaram forte dentro de nós, retornamos para casa sonhando!!! Com muitas ideias!!! Mas com a pergunta que não se calava... “será que é verdade?” Chegamos, e logo iniciamos uma pesquisa. Não encontramos nada, então ligamos para a Santo Inácio e nos confirmaram que o fato era verdade, mas que ainda estavam em pesquisa e tão logo tivesse concluída esta parte, dariam início a produção do tão sonhado Turiscar. Passado algum tempo, chegou a hora do “Novo Turiscar 6.5”, o nosso LARANJA. Todo sonho tem um começo, um desejo, um ideal e um amor envolvido. O nosso sem dúvida é o Turiscar.
Fabio, Elisangela e Lara
El Guanaquito, um autêntico TURISCAR!
A minha vida em conjunto com um Turiscar começa em 2012, após muitos anos de "namoro", quando da adquisição de um Turiscar Diamante 1981, carinhosamente chamado de "El Guanaquito". Mas meu Diamante não era para se esconder num cofre, era para rodar, e muito! Com esse intuito, em março de 2013, fomos com ele desde Curitiba-PR, para a Patagônia Argentina e Chilena, passando pelo Uruguai, e chegando no "Fim do Mundo", a distante Ushuaia, além de visitar El Calafate e suas geleiras, dentre outros. Nos anos sucessivos foram mais três viagens para a Patagônia Argentina, com 3 expedições para Bariloche e redondezas, além de diversas viagens dentro do Brasil, num total da mais de 40.000 km em 6 anos, sem nenhum problema maior ou percalço, atestando a excelência da construção do mesmo, e que, como diria Richard Bach, "longe não somente é um lugar que não existe", nem que Trailer não pode ir onde só MH vai... e com certeza, os novos TURISCAR, continuarão a manter em alta essa tradição de robustez e confiabilidade, tradicionais da marca.
Eu amo de paixão meu querido Turiscar!
Dardo Bonansea
1980/2016
Em 1980 importei o primeiro TURISCAR, um Brilhante super-leve. Em 1998, trouxe o segundo, um Rubi. Desde então uso meu trailer com bastante frequência. Nunca tive problemas. Tanto é assim que estou pensando em trocá-lo por outro TURISCAR mais moderno.
Jorge Salom
Primeiro veículo brasileiro no Alasca
Uma história muito interessante: em 1967 o Sr. Pedro Helios Forster Leite decidiu fazer uma viagem do interior do RJ até Fairbanks no Alasca com uma VW Kombi rebocando um trailer Turiscar Brilliant, e alcançou a meta, inclusive enviando da própria cidade um postal comprovando a concretização desse incrível projeto. E se não bastasse, voltou rodando pelo mesmo caminho até Novo Hamburgo, onde submeteu seu trailer Turiscar a uma revisão geral, e a grande surpresa: com exceção de alguns amassados e arranhões colhidos pelo caminho, o equipamento estava perfeito e operante!
Essa vai para você que tem receio de pegar uma estrada e fazer uma boa viagem com seu Turiscar.
Caravana de trailer que acamparam no Parque Ibirapuera e assistiram ao homem pisar na lua do Camping Clube dos 500.
O primeiro "rally" de trailers promovido no Brasil em 1969, visando agrupar um grupo cada vez mais incipiente de novos proprietários dos Turiscar, que saiu do RS rumo a SP e RJ, visitando várias instalações das novas áreas do Camping Clube do Brasil, teve momentos insólitos, como um acampamento em pleno Parque do Ibirapuera na Zona Sul de SP, ao lado do prédio da Bienal, e depois no famoso "Clube dos 500" em Guaratinguetá, interior de SP onde os participantes puderam testemunhar ao vivo, pela televisão a chegada do homem à Lua.
VIAGEM À ARGENTINA E AO URUGUAI EM DEZEMBRO DE 1977
Esse "Rally" contou com a presença de toda a família Scheid e a ideia foi conhecer o Oceano Pacífico subindo pela Cordilheira dos Andes com os Turiscar, onde os momentos fantásticos acabaram sendo registrados por um jornalista do RS, especialmente enviado com sua família em mais um trailer para essa deliciosa viagem.
Missão cumprida, que se tornou matéria da imprensa local dividida em dez partes e publicadas integralmente na época.
VIAGEM À BARILOCHE EM JUNHO DE 1976
Em 1976, uma conceituada revista de testes de automóveis e incentivadora do turismo sobre rodas solicitou à Turiscar o empréstimo de um trailer, para fazer uma viagem de São Paulo a Bariloche na Argentina na época do inverno, o roteiro ficou tão bom que acabou sendo publicado em uma edição especial naquele mesmo ano. Curiosidade: o fotógrafo incumbido do registro das imagens nos confidenciou que em mais de quarenta anos de viagens e matérias para várias publicações, essa viagem foi a que mais marcou a sua vida. Quem sabe poderemos repetir a dose.
VIAGEM À VILA VELHA EM 1981
A Família Scheid fazendo mais uma de suas inúmeras viagens juntos, com Pedro, Toni e suas filhas Tili e Téa - dessa vez estreando um novo equipamento: o imponente Turiscar Monterey, o primeiro (e até hoje único) "quinta-roda" fabricado no Brasil (expressão que significa o tipo de acoplamento do trailer no veículo-rebocador, o mesmo sistema usado nos caminhões-carreta), e para esse passeio o roteiro foi passar por inúmeras estradas e paragens até o Sudeste e Centro-Oeste.
Uma curiosidade: enquanto seguia viagem no interior do Paraná, Pedro Scheid foi interpelado por um dono de um posto de combustíveis sobre a possibilidade de compra desse novo produto, e ele ficou tão entusiasmado que quis comprar inclusive a picape-rebocadora junto! Resultado: após o fim dessa jornada, ambos foram vendidos para o tal senhor, que os recebeu em sua cidade de caminhão-plataforma!!!
Irmãos Anchar - Escola de pilotos
Os Irmãos Anchar montaram uma escola de pilotos itinerante que percorreu o Brasil de cima a baixo, e também teve um "escritório" muito interessante para seus integrantes: um Turiscar Brilliant, devidamente adaptado para tal fim. Essa caravana ficou famosa no início dos anos 70, e nos contaram inclusive, que em algum lugar bem remoto nos confins desse Brasil, uma turma de ladrões acreditando que os instrutores tivessem dinheiro e "carros envenenados", começou a persegui-los em alta velocidade numa estrada quase deserta. A perícia dos motoristas evitou um acidente maior, e eles conseguiram escapar chegando a um posto da Polícia Rodoviária, mas o trailer acabou se estragando não só pela alta velocidade, mas também porque os bandidos faziam sucessivas colisões na traseira dele afim de tirar nossos amigos da estrada. Sorte de que ninguém se feriu nesse episódio.
Um TURISCAR que chegou à França
Aqui uma demonstração de orgulho e patriotismo nacional: o nosso cliente Sr. Pecegueiro do RJ adquiriu um trailer Turiscar Diamante no início dos anos 70. Ele tinha por costume passar uma temporada anual de férias na Europa, visitando vários países e locais interessantes. Depois de se entusiasmar com seu Turiscar por viagens locais, alugou um trailer equivalente na Alemanha, da marca Knaus (que foi a empresa que forneceu o know-how para a base dos Turiscar), e depois de dois meses viajando, retornou à fábrica para devolver o equipamento com uma lista de defeitos e sugestões de melhora em seus produtos. Alguém naquela empresa disse a ele que “não existia trailer superior ao que eles produziam", então o Sr. Pecegueiro não teve dúvidas: no ano seguinte mandou embarcar de navio um Chevrolet Veraneio e seu querido Turiscar Diamante, recebeu ambos em Portugal de onde iniciou uma bela viagem de quase três meses pela Europa, finalizando onde? Defronte à Knaus, claro - para demonstrar aos alemães que o seu trailer ERA SIM SUPERIOR ao que eles fabricavam. Na imagem vemos o Turiscar na "Coté d´Azur" na França.